Home » Sobre mim

ROSANGELA VECCHI BITTARROSANGELA VECCHI BITTAR

É natural do Estado do Rio de Janeiro e atualmente morando na cidade do Recife no Estado de Pernambuco. Terapeuta com as seguintes especialidades: Titulo de Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco (com prática de florais desde 1992), Aromaterapeuta, Terapeuta Floral, Mestre em Reiki, Cromoterapeuta, Bioletrografia com Certificado Internacional, Certificação em Bodytalk Acess.

Palestrante convidada dos temas relacionados às práticas complementares, Envelhecimento Saudável, Prevenção, Alzheimer e Câncer.  Coordenadora de Práticas integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer Reg. PE – gestão 2008 a 2016. Professora convidada dos temas relacionados às práticas complementares: Terapia Floral, Aromaterapia e Reiki do Mestrado Profissional de Enfermagem e da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Pernambuco, Depto. De Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde da UFPE. Também ministra cursos pela Proextensão coordenados por professores titulares da universidade em Formação e especialização em Reik em Terapia Floral.

Em 1992, ingressou nos estudos da Terapia com Essências Florais através do estudo dos florais da Califórnia pelo livro da Patrícia Kaminski e do Richard Katz, após o nascimento do meu filho comecei a observar os problemas que foram surgindo com este grupo de crianças que nasceu na década de 90, buscando através do estudo e prática da Terapia Floral uma forma de tratá-las, dedicando-me por longos anos a tratar crianças e a familiares destas crianças. Trabalhando com a Terapia Floral junto com outras atividades profissionais.

Em 2004, Iniciei-me no Reiki tornando-me Mestre. Curso de Cromoterapia no Rio de Janeiro. Em 2004, mudei-me para Recife com a família.

Em, 2005 fiz o Curso de Formação em Terapia Floral da Instituição de Ensino e Pesquisa Terra Brasilis foi um ano de curso, 2006 Curso de Florais de Bach do Instituto Bach Módulos I e II sendo o segundo módulo com a Dra. Carmem Monari; no mesmo ano iniciei a Especialização em Terapia com Essências Florais Depto. de Enfermagem – Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco UFPE com carga horária de 555 h aula e prática na Unidade de Cuidados a Saúde Prof.Guilherme Abath onde introduzimos pioneiramente através do convênio com a universidade a terapia floral. A monografia de conclusão foi “A Terapia com Essências Florais como instrumento de alívio ao sofrimento a pacientes portadores de Doenças Reumáticas”.

Participei de cursos de Florais do Sistema da Pacific Essence (Canadá) com a própria criadora Sabina Pettitt, Curso de Florais de Minas com sua co-criadora a Ednamara Batista, Florais de Saint Germain com sua criadora Neide Margonari, Curso de Fitoterapia na UFPE, Sistema Floral Filhas de Gaia com Maria Grillo, Magnified Healing, Apometria Quântica, Bioletrografia (foto Kirlian) em Curitiba com certificação Internacional.

2008 Relatora da Saúde da II Conferência da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Olinda, Pe.

2008, Participação do 1 Seminário Internacional de Práticas Integrativas e Complementares na Saúde DAB, Depto. De Atenção Básica – Brasília, DF com apresentação da experiência do UCIS Prof. Guilherme Abath representando Pernambuco e de outros municípios da federação que já implantaram algumas práticas não convencionais no atendimento a população com representantes da OMS, China, Cuba dentre outros.

Agos/2008 Participou do VI Congresso Brasileiro de Alzheimer realizado em Recife.

Nov/2008 Participou do 1. Simpósio sobre Câncer promovido pelo Ambulatório de Oncologia do Hospital das Clínicas UFPE.

Realização de trabalhos voluntários, a convite do próprio grupo de apoio, com estudos da aplicação da Terapia Floral nos processos de adoecimento como Alzheimer com os grupos de apoio de Recife e Olinda, o que por seus resultados positivos fui convidada a participar da gestão atual da Associação Brasileira de Alzheimer regional Pernambuco onde se criou a Comissão de Práticas Integrativas e Complementares da qual me foi oferecido à coordenação. Elaborei pesquisa científica dos resultados alcançados cujo título é A Atuação da Terapia Floral no alívio da Sobrecarga Emocional do Cuidador da Pessoa com a doença de Alzheimer, o qual foi apresentado no evento nacional XI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade e X Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.

Realiza desde 05/2008, trabalho voluntário no Hospital das Clínicas da UFPE no setor de Oncologia tratando com terapia floral os pacientes, os familiares e os funcionários com a terapia floral, e originando o projeto de pesquisa científica intitulado: “A Terapia Floral no Cuidado a pacientes portadores de Câncer na Clínica de Oncologia”, Registro no Sisnep Fr n.º211286 Registro CEP/CCS/UFPE n.º 289/08 Ministério da Saúde e devidamente aprovado pelo Comitê de Ética envolvendo seres humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco, concluída em 2009.Permaneceu atendendo voluntariamente até janeiro de 2013.

2009 Palestrante no II Simpósio da Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco Tema Prevenção e Controle do Câncer: uma Abordagem Transdisciplinar, participação da mesa Visão Humanizada do Atendimento apresentando palestra sobre Terapia Floral no Cuidado ao Paciente Oncológico: Aplicação e Resultados.

Várias Palestras ministradas em empresas na semana de qualidade de vida na CONTAX, TIM Nordeste (2007), na Procuradoria Geral da União 5ª. Região (2009), nos grupos das ABRAz nos Grupos de Apoio do Hospital S. Marcos, em Boa Viagem, Olinda, UNIMED Recife (2010).

Pesquisa com outras aplicações e formas de uso da terapia floral incorporando outras técnicas que ofereçam bem-estar e saúde.

2010, Palestrante da XIII Jornada de Enfermagem do Hospital da Aeronáutica do Recife titulo: Terapia Floral um Alternativa Saudável.

Em set/2010 participou com trabalhos na seção pôster do 11 Congresso Nacional de Psico Oncologia e 4. Encontro Internacional de Cuidados Paliativos organizado pela Sociedade Brasileira de Psico Oncologia. Dos 78 trabalhos aprovados dois pertenciam a Rosangela Vecchi Bittar.

1 – A Terapia Floral no Cuidado Paliativo a Pacientes Oncológicos no SUS

2 – Cuidando do desequilíbrio emocional para alívio da Dor na perspectiva do uso das Essências Florais de Bach.

2010 Realizou oficinas com os participantes do 1. Fórum da Mulher Idosa (Congresso) patrocinado pelo Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria da Mulher, pelo IPETI, pela ABRAz e Fundação Joaquim Nabuco.

2010, III Simpósio de Cuidados Paliativos da ABRAz Pe, participou da mesa como discutidora na apresentação de casos clínicos.

Palestrante VII Congresso Nacional da Doença de Alzheimer realizado na cidade de Belém, agosto/2011. Título da Palestra: Práticas Complementares no Alzheimer em apoio à sobrecarga do cuidador: A Terapia Floral, também apresentou trabalhos na modalidade pôster:

1 – A Terapia Floral (TF) no tratamento aos Distúrbios de Comportamento na Pessoa com Doença de Alzheimer

2 – Estudo de caso de problema de Memória em Cuidador Idoso de Pessoa com Alzheimer tratado pela Terapia Floral

3 – Estudo sobre a Atuação da Terapia Floral no Alívio do sofrimento do cuidador da Pessoa com a Doença de Alzheimer.

Atualmente dedico-me a ABRAz participando ativamente de todos os eventos jornadas, simpósios, encontros, congressos, a atendimentos a pacientes oncológicos em projetos assistenciais e em consultório particular na cidade do Recife.

Palestras divulgando a terapia floral e entrevistas na Radio Universitária sempre a convite para falar sobre vários temas sob a abordagem da Terapia Floral (ex.: câncer, hipocondria, problemas relativos ao feminino, Alzheimer, Câncer etc.), escrever artigos quando sou convidada sobre as práticas com destaque a Terapia Floral. Entrevista para Globo Nordeste sobre o trabalho na Oncologia do Hospital (fev.2010), matéria também no Correio Brasiliense, No O Norte dos Diários Associados, Na Folha de Pernambuco, no Jornal do Commercio etc.

Participou a Semana da Graça promovida  Hospital Real Português, 2011.

Evento promovido pela ABRAz Pe na cidade de Caruaru para profissionais de saúde no Hospital Santa Efigênia Como Cuidar da pessoa com a Doença de Alzheimer no Hospital em Casa.

Palestra em nov/2011 na Universidade da Terceira Idade sobre a Terapia Floral no Envelhecimento UNATI UFPE.

Em março 2011, lançou o Livro na modalidade Ebook: O Uso Prático da Terapia Floral na Obesidade.

O livro Os Benefícios das Essências florais de Bach no Alzheimer, Editora Laços, S.Paulo. lançado em São Paulo na Livraria Martins Fontes com apoio da ABRAz Nacional, no Rio de Janeiro na Associação de Terapeutas Florais do RJ, em Belém na Livraria Saraiva em parceria com Associação Brasileira de Alzheimer do Pará, em Recife na Livraria Saraiva com apoio da Associação Brasileira de Alzheimer Reg. Pernambuco.

Em 2012  lançamento do livro Uso Prático da Terapia Floral na Obesidade abordando e tratando os aspectos emocionais.

Palestra em fev. 2012 no IBRAFTI São Paulo sobre o trabalho dos florais na demência de Alzheimer.

Participou como Palestrante discutidora do IX CONGRESSO NORTE NORDESTE DE TERAPIA OCUPACIONAL  Mesa  Redonda:Envelhecimento Desafios e soluções para o futuro abordando a Prevenção no Envelhecimento através do Uso das Essências Florais.

Sempre ministrando oficinas e palestras nos grupos de apoio a cuidadores e familiares da Associação Brasileira de Alzheimer durante o ano.

2013 Palestra no Real Hospital Português no Ambulatório Maria Fernanda Terapia Floral – Envelhecendo com Qualidade de Vida.

Março de 2013 Participou do Seminário Nutes UFPE parceria ABRAz tema: Práticas Integrativas para o Alzheimer como Apoio ao Cuidador participação em vídeo conferência disponível para todas as unidade de as saúde do estado de Pernambuco com respostas aos questionamentos do grupo on line.

Março, 2013 Palestra no Memorial de Medicina convite do GAAPAC e ICT Instituto Cristina Tavares de Apoio ao Adulto com Câncer tema: A Terapia Floral como instrumento Terapêutico de apoio a pessoa com Câncer.

Ministra cursos e workshops sobre a prática da Terapia Floral e das Práticas Complementares como Reiki e Aromaterapia.

Atualmente desenvolve projeto de responsabilidade social em parceria no Instituto Cristina Tavares de Apoio ao Adulto com Câncer de atendimento de pacientes oncológicos.

Artigos Publicados nos blogs:

http://www.vidadealzheimer.com.br

http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com/

http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com/

livredaobesidade, etc…vilamulher etc..

Colaboradora da Revista Almanaque da Terapia Floral, número 2. Editora Online, SP.

E outros mais.