Home » 2017 » AS VIRTUDES DA GOIABEIRA.

AS VIRTUDES DA GOIABEIRA.

Profª  Rosangela Vecchi Bittar

veja em eventos a programação dos cursos neste site.

cursos agendados para: Rio, São Paul capital, S.José dos Campos,  Salvador, Fortaleza, Porto Alegre.

O nome científico da goiabeira é Psidium guajava L. sendo que a variedade de fruto com polpa branca denomina-se P.guajava periferum e a com polpa vermelha denomina-se P.guajava pomiferum. Os nomes populares mais conhecidos são: goiaba, araça-goiaba, araçú-guaçú, araçú-uaçú, guaíba-vermelha e guaiava. O nome da goiaba provem do tupi cayhab, que significa “o que tem sementes aglomeradas”. Existe em todo o Brasil e praticamente em todos os países da América Central e da América do Sul, como o México, Argentina, Venezuela, Ilha do Caribe, Paraguai, Chile, etc. As partes usadas da goiabeira são as folhas (brotos), casca do caule e o fruto maduro, apresentando os seguintes componentes bioquímicos: mucilagens; taninos; óleo essencial; sais minerais; ácidos orgânicos; água; carboidratos; proteínas; lipídios; cinzas; vitamina A (Retinol); vitamina B (Tiamina); vitamina B2 (Riboflavina); niacina; vitamina C (ácido ascórbico); sais  importantes: cálcio, fósforo e ferro.

No sistema floral brasileiro chamado Sistema Floral de Saint Germain,  a essência floral produzida através das flores da goiabeira. O principal padrão desta essência é o do medo de qualquer tipo. A espécie botânica da essência é (Psidium gayava, trabalha o medo em geral especialmente o concreto, isto é o medo nominado Concede coragem para enfrentar situações de  perigos,  provas da alma, situações de muita pressão, e no medo de perda de controle. Harmoniza todos os chacras e corpos, principalmente o do plexo solar que em situações de emergência é o primeiro a  a ser desestabilizado dando entrada à atuação de sentimentos que abrem nosso campo energético para energias negativas. É útil para bebês que se assustam com facilidade.

Saibam que o medo tem uma energia escura que abre o campo vibratório para energias negativas desestabilizadoras espiritualmente. Medo de uma doença grave ou de um diagnóstico, medo de andar de avião, medo de seguir em frente na vida, medo de alguma crença aprendido, medo de sofrer violência física ou verbal, etc…, medo de deixar uma relação conjugal, medo de um novo emprego, medo do desemprego,  o uso dessa essência vai ser útil. O medo desestabiliza, o medo gera ansiedade, como trabalhamos com a causa muitas vezes alguém muito ansioso tem com causa primária o medo, assim combatendo este aspecto com o uso do floral a ansiedade se esvazia, acaba. Existem outras opções para o medo, mas o floral goiaba faz um excelente trabalho.

Uso fitoterápico: tônica, útil em convalescença, afecções bucais, urinárias, lavagem vaginal. Na medicina popular o chá combate problemas intestinais, o fruto é rico em vitamina A, B, C. É a flor da goiabeira. Chá: uso das folhas ou brotos na  cerca de 2 folhas por xícara, ferver coar e ingerir.

Padrão disfuncional: é uma essência para qualquer tipo de medo, complementar para aqueles que tem desafios a cumprir e necessitam de coragem para enfrentá-los.

É uma essência de apoio a várias situações de vida. Também nos casos onde o abdômen é muito exigido inclusive energeticamente pelo aspecto de empatia, vampirismo, harmoniza a região.

 

goiabaeira

 

 

 

 

One comment on “AS VIRTUDES DA GOIABEIRA.

  1. Comment by: Christine ,

    Vejo melhor a essência da goiaba depois desse texto! Deve ser ótima pra pessoa que vai fazer prova ou apresentar trabalho e refere o tal “frio na barriga”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>