Home » Ansiedade » O vitiligo e as essências florais

O vitiligo e as essências florais

Profª Rosangela Vecchi Bittar

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele nos locais afetados. A doença é caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, manchas brancas na pele com uma distribuição característica.  Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a maioria dos pacientes de vitiligo não manifesta qualquer sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele. Entretanto, em alguns casos, os pacientes relatam sentir sensibilidade e  dor na área afetada.

O tamanho das manchas é variável. O vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física.  No entanto, as lesões provocadas pela doença não raro impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente.

Existem vários sintomas emocionais que os pacientes podem desenvolver em decorrência da doença que necessitam de tratamento para que o tratamento alopático realizado pelo dermatologista tenha bons resultados.

A terapia floral pode em muito auxiliar neste quadro. As essências florais tem impacto sobre o aspecto emocional tratando a causa emocional que viabilizou o desenvolvimento da enfermidade e os efeitos  emocionais produzidos pelo desencadeamento da mesma, neste caso vitiligo.

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas pela medicina, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

O vitiligo possui diversas opções terapêuticas, que variam conforme o quadro clínico de cada paciente. O dermatologista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e tratamento da doença.

Considerando a Medicina tradicional chinesa – MTC (que é uma medicina milenar qualificada pela Organização Mundial de Saúde como medicina tradicional), a questão da pele relaciona-se ao elemento metal que afeta pele e pêlos que engloba o meridiano  do pulmão e intestino grosso.

A psicossomática da pele relaciona-se com limites, limites invadidos, medo de tomar uma decisão, ansiedade e preocupação.

Além disso, uma pessoa que apresenta problemas de pele tem sua autoestima abalada, abstêm-se de relacionar-se socialmente de contato pessoal podendo preferir ficar só; sente-se inseguro, certamente ocorreu no passado algum fato ou esteja passando por fatos que signifiquem que foram invadidos em seus limites, desrespeitados, ignorados etc… , o estresse é outro agravante, também se faz necessário dar o colo, assegurar que esta pessoa se sinta amparada emocionalmente para superar a enfermidade e/ou a crise pessoal.

Podemos sugerir um eixo de fórmula floral que vai ser alterado em função da biografia da pessoa tratada, do momento ou circunstâncias de vida, da detecção do evento desencadeador da enfermidade ou seja as causas reais do desenvolvimento da doença.

Sugestão do Sistema Floral de Saint Germain: Flor branca ou maça, aloe, arnica silvestre, limão, sapientum, cidreira, allium, lírio da paz, alcachofra, goiaba, grevílea, sorgo.

Recomendação: Tomar 4 gotas seis vezes ao dia.

Em situação de agravamento: tomar ou 15 em 15 minutos ou de hora em hora para dar alívio em curto espaço de tempo.

Mandar formular em uma farmácia como conservante para a solução de uso final o conhaque ou se tiver com problema de álcool na glicerina comestível bidestilada ou ainda como última opção no vinagre de maça.

Geralmente as farmácias fazem a 30% da solução final de uso, no entanto, eu prefiro fazer na proporção de 20% do conservante selecionado.

Bem, é uma sugestão não é um tratamento fechado, estou escrevendo a pedidos. O tratamento com as Essências Florais requer consulta terapêutica (atendimento) onde se efetua a escuta da pessoa tratada para melhor atender ao caso pessoal de acordo com a história de vida, conforme as condições acima descritas neste artigo.

Desejo sucesso a todos,

Querem aprender mais? Façam meu cursos disponíveis neste site no item eventos.

Quer comprar meus livros? estão disponíveis na loja deste site.

http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

Para adquirir cursos pelo pagseguro: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/

Relação de cursos, em eventos: http://pensandonatural.com.br/eventos/

Namastê!

floral_st_germ_1_small20150912_161946 (2)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *