Home » Terapia Floral » A Tireoide e a psicossomática versus ação dos remédios florais.

A Tireoide e a psicossomática versus ação dos remédios florais.
por Rosangela V, Bittar
rosangelaflorais@gmail.com
Consultas email e skype rosangelaflorais
Veja os livros publicados no link livros neste site.

A Glândula:A glândula é rodeada por uma camada de tecido conjuntivo, da qual saem finos septos que atravessam seu interior e a dividem em inúmeros pequenos lóbulos. Esses são constituídos por dezenas de pequenas vesículas esféricas denominadas folículos, as Unidades funcionais da glândula onde se fabricam os hormônios. Possui tom vermelho acastanhado e é altamente vascularizada. Situa-se na parte inferior do pescoço, entre a quinta vértebra cervical e primeira torácica. Constitui-se de dois lobos, um direito e um esquerdo unidos no plano mediano por uma banda de tecido glandular – o istmo. Seu formato é similar a uma borboleta.
sistema-encocrino-Tireoide-2-e1342806730274

Hormônios – Função e Doenças RelacionadasProduz os hormônios T3 Tridotironina, e T4 tiroxina, que apresentam o elemento químico Iodo na sua composição. Sendo assim, a deficiência de Iodo compromete a produção hormonal, podendo levar ao desenvolvimento do Bócio. O T3 e o T4 atuam sobre o metabolismo celular geral, estimulando o consumo de glicose e oxigênio, produção de calor, crescimento, amadurecimento sexual e outros. Quando a produção é excessiva, ocorre a doença chamada Hipertiroidismo (leva ao emagrecimento, nervosismo,…), já a falta em sua produção desenvolve-se o Hipotiroidismo em adultos (aumento de massa, sonolência,…) ou ao Cretinismo em crianças (deficiência mental e outros efeitos). Outro hormônio produzido é a Calcitonina, um dos responsáveis pela regulação do cálcio no organismo.

Psicossomática Tireóide: Problemas em geral tem como causa provável segundo Louise Hay “humilhação com questões como não consigo fazer o que quero…
Padrão de pensamento desejável: “vou além de minhas antigas limitações e agora consigo expressar-me livremente”.
No caso de bócio tem como causa provável ódio oprimido, vitimização, frustração, desejo não realizado”.
Padrão de pensamento desejável: “sou livre para ser como quiser, tenho poder e autoridade sobre minha vida”.

Atualmente os casos de problemas na tireoide com o surgimento de tumores, cistos, além de todo desconforto metabólico e suas consequências acima assinaladas na fisiologia física tem crescido assustadoramente entre as mulheres.
O que está acontecendo com estas pessoas? O que está acontecendo vida delas, no em torno?
Cada um com sua história de vida, suas questões.

Tireóide quase sempre tem haver com engolir sapos, não poder se expressar, dificuldade de se expressar, falta de condições no ambiente em que se vive de poder se expressar, grande irritação muitas vezes sublimada devido a isto. O calar, o sublimar, o recolher, o não se expressar, o abdicar de si, se tornando vítimas das situações ou refém das situações.

As Essências Florais e a tireoide

O uso das essências florais pode amenizar, cuidar do aspecto emocional daqueles que se permitirem tratar ou pelo menos provocar a reflexão sobre estas questões para buscar cada qual seu caminho seja qual for.
Vamos sugerir abaixo algumas essências florais para apoiar o tratamento na questão emocional pertinente. Saibam que o tratamento com florais traz a abertura para a cura
Mas não dispensa o tratamento com o seu endocrimologista e acompanhamento através de exames e tratamento medicamentoso.

Sugestão suscintas de Essências Florais para os núcleos emocionais a ser tratados:
Obs: sugiro não misturar sistemas florais aqui estou citando Sistema Floral de Bach e Sistema Floral de Saint Germain embora haja outros sistemas florais.

Vitimização:
Sistema Bach: Willow
Sistema S.Germain : Grandflora, Embaúba
Ódio:
Sistema Bach: Holly
Sistema S.Germain : Rosa Rosa, Grevílea.
Engolir sapos
Sistema Bach: Larch
Sistema S.Germain : Jasmim Madagascar
Confiança em si:
Sistema Bach: Cerato
Sistema S.Germain : Sapientum, Amygdalus
Medo depende do tipo do medo temos várias opções.
Sistema Bach: Mimulus, Aspen…
Sistema S.Germain : Goiaba, Anis…
Limites:
Sistema Bach: Centaury
Sistema S.Germain : Cocos, Amygdalus, …
Cura e autocura
Sistema Bach: Crab Apple
Sistema S.Germain : Arnica Silvestre
Desejo saúde, paz, consciência a todos!
Este artigo é informativo, não substitui o atendimento personalizado com o terapeuta na questão da Terapia Floral.

10 comments on “A Tireoide e a psicossomática versus ação dos remédios florais.

  1. Comment by: Jamile Aparecida Almeida da Costa ,

    Olá.
    Parabéns !Doutora de uma forma simples e esclarecedora ,assim como ensinou Dr. Bach, a senhora expõe um dos problemas que mais atinge a mulher moderna. obrigada !

  2. Comment by: MIRIAM ,

    Deixo aqui o meu testemunho: Sofri de hipotireoidismo durante dois anos e o endócrino queria fazer cirurgia, pois os índices de hormônios não se normalizavam. Somente após começar a tomar florais específicos e a ministrar o Reiki é que voltei ao normal. Nunca mais tive problemas. Agradeço aos florais e ao Reiki.

    • Olá Miriam, como vai? li seu comentário, eu tenho tireodite de hashimoto uma possivel hipo, tenho medo de ficar careca de tanto cabelo que cai, voce poderia me auxiliar e indicar quais os tipos de florais que você utilizou? Ficaria muito agradecida 🙂

  3. Comment by: ANGELICA ,

    OLA, BEM INTERESSANTE A MATERIA, VOU COMEÇAR A TOMAR OS FLORAIS E ESSA MATERIA AJUDOU MUITO.
    MIRIAM QUAL FOI O FLORAL QUE VOCE USOU?GOSTARIA DE MAIS SUGESTÕES. OBRIGADA.

  4. Comment by: Raissa Nery ,

    Adorei a postagem! Maravilhosa! Fui procurar informações sobre Florais para tratar o hipotireoidismo e vi neste artigo possíveis causas que geram o problema psicossomático. Então, me identifiquei com algumas delas. Agradeço pelo esclarecimento!!! Namastê _/\_

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *